sábado, 26 de setembro de 2009

Eleições legislativas 09

Amanhã, dia 27 de Setembro, vou votar no Bloco de Esquerda.
Sim, o voto é secreto, mas gosto de exprimir a minha opinião e, com sorte, influenciar alguém ou fazer alguém mudar de ideias (o que seria bastante gratificante, digo-o já, e caso se encontre nessa situação gostaria muito que me informasse).

A maioria das pessoas pensa que os políticos são todos iguais. Ora, nunca poderemos saber se esta afirmação é verdadeira porque os únicos políticos que realmente governam são os do PS ou do PSD. Podemos dizer que os políticos destes dois partidos são todos iguais: prometem, prometem e não cumprem. Falam, falam e só dizem mentiras. É por isso altura de dar oportunidade a outros partidos.

Vou votar no Bloco de Esquerda porque, para além de gostar das suas ideias e das suas convicções, não há uma melhor alternativa. José Sócrates e o PS são mais do mesmo. Durante quatro anos criaram muitas controvérsias; fizeram algumas coisas boas mas começaram a fazê-las no último ano de governação, ou seja, exactamente com o propósito de garantir votos. Mas antes Sócrates que Manuela Ferreira Leite e o PSD! Quem diz que o que era bom para Portugal era que se acabasse com a democracia durante uns três mesitos não é digna de confiança. Quem diz que para os comícios do PSD não são levadas pessoas que estão ali porque estão a ganhar alguma coisa, é uma mentirosa de primeira, mente de boca cheia. Digo isto, porque eu fui um destes casos. Membros do PSD deram-me a mim, e a muitos amigos meus, há já alguns anos, convites para várias festas, em troco de irmos agitar umas bandeirinhas num comício. Por isso: PSD = Mentiras atrás de mentiras. O PP acho que não tem força para alguma vez conseguir governar e o PCP tem ideias retrógradas.

Vou votar no Bloco de Esquerda porque o seu líder tem carisma e é professor de Economia. Porque defendem justiça na economia, justiça na justiça e justiça na educação. Educação esta que defendem que seja gratuita. Defendem que quem tem lucros não pode despedir, que todos têm direito a um subsídio se estiverem desempregados, que todos quem o direito a amar, a casar e ter filhos. Que se legalizem as drogas leves, cada um tem o direito a escolher o que faz. Que se acabem com os falsos recibos verdes e que aumentem as pensões e o salário mínimo.

Reconheço que vai ser praticamente impossível o Bloco de Esquerda ter votos suficientes para conseguir formar Governo. Mas que será a terceira força política? Nisso acredito. Que não vai deixar que PS ou PSD tenham maioria absoluta? Nisso acredito.
Acredito, também, que sem coligações partidárias vão ser anos de instabilidade política. Gostava de ver o BE numa coligação para impor as suas ideias e para mostrar o seu modo de governação.

Amanhã lá estarei na minha antiga escola secundária. Serei só mais uma, mas "grão a grão, enche a galinha o papo".

Sem comentários:

Enviar um comentário