domingo, 13 de setembro de 2009

11 de Setembro de 2001

Consigo lembrar-me perfeitamente deste dia.
Tinha onze anos, estava no sexto ano e ainda andava numa escola mesmo ao lado de casa. Vinha cá almoçar, portanto. Lembro-me de ligar a televisão e não ter percebido a dimensão do que estava a acontecer. Falavam de um avião, de duas torres que eu não conhecia, de muitas mortes. E falavam de terrorismo. Acho que foi a partir deste momento que esta palavra entrou no meu dicionário.
Lembro-me de ver (já não sei se em directo ou não) o segundo avião a embater. Dos bombeiros a entrarem para salvarem inocentes. Das torres a cairem. Das imagens de pessoas a saltar. Do desespero. Do fumo. Do horror.
Um Mundo inteiro a tentar perceber o que estava a acontecer.
Mais um avião a cair em Washington. Outro, que não chega ao destino planeado devido à coragem dos passageiros, na Pensilvânia.

Já passaram oito anos. Continuam a haver guerras e atentados suicidas. O dito terrismo ainda por aí anda.
Inocentes continuam a morrer todos os dias. Eu questiono-me porquê. Porque é que ninguém aprende com os erros do passado. Porque é que não há amor pelo próximo. Porque é que os fanatismos obrigam a tanto mal.
Existem pessoas que transbordam bondade. Se somos todos iguais, porque é que não somos todos assim?

2 comentários:

  1. Tens toda a razão. Ainda temos um longo caminho até aprendermos a conviver unidos, sem guerras e mortes desnecessárias.
    É uma questão de continuar a sonhar :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Linda Sofia, que te leiam e reflictam. Beijinhos kida

    ResponderEliminar