sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Feira Medieval - Alvalade 2009

No passado fim de semana, Alvalade recuou no tempo.

Antes de mais, para que não se confunda esta vila com a freguesia de Alvalade do concelho de Lisboa, Alvalade pertence ao concelho de Santiago do Cacém. Localizada no Litoral Alentejano, é a freguesia mais a Sul do Distrito de Setúbal.
Todos os anos, em meados de Setembro, é realizada uma feira para comemorar a concessão do foral por parte de D.Manuel I, em 1510. Esta vila, onde nasce o rio Sado, torna-se medieval.
Encontramos por lá o Rei e a Rainha, damas e cavalheiros, bispos e trovadores, camponeses e mendigos. Todos convivem com as pessoas de agora, moradores e visitantes, num ambiente que tudo lembra a Idade Média. Bebem-se poções mágicas com nomes estranhos em barraquinhas com bancos que são fardos de palha, come-se carne em telhas e os miúdos brincam com espadas de madeira. Músicos com gaitas de foles, violas e violinos animam constantemente a festa, em conjunto com aqueles que reconstituem as danças medievais. Ao andarmos pelas ruas enfeitadas podemos também depararmo-nos com homens com cobras ao pescoço ou a passear um camelo.
Para encerrar a festa podemos contar com um espectáculo de fogo extasiante que leva todo o público a querer voltar no ano seguinte.

2 comentários:

  1. E desta forma qe se da' a Nossa feira!
    Com tanta animação qe uma pessoa nem sabe para onde ir !
    Estou a gostar do qe leio menina Sofia!
    Beijao,
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. ESTOU SEMPRE DESEJOSA DE A NOSSA FEIRA COMEÇAR, MAS PASSA TÃO DEPRESSA...
    SOFIA SERÁ QUE PARA O ANO TEMOS A SORTE DE SER UMA SEMANA INTEIRINHA :P
    ESPERO QUE SIM...
    BEIJO GRANDE* ADORO'TE MUITO E TOU A GOSTAR MUITO DO TEU BLOG :D PARABÉNS, XANINHA

    ResponderEliminar