quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Centros de Saúde

Já não me lembrava da última vez que tinha ido visitar a minha médica de família, a Dra. Gabi como muito carinhosamente a tratamos aqui por casa.
Pois bem, tinha consulta marcada para as 14h30. Estava esperançosa que neste novo Centro de Saúde, todo xpto, todo bem equipado e modernaço, não haveria atrasos nos atendimentos.
Enfim, esqueci-me que estamos em Portugal.
Cheguei lá e deparei-me com uma máquina novinha que serve para tirarmos senhas de atendimento - para substituir (nem sei bem o nome daquilo) aquelas maquinas vermelhinhas que todos nós conhecemos. Pois bem, fiquei mais de cinco minutos especada a olhar para aquilo, com o cartão de utente lá enfiado, sem que nenhuma senha saísse. Tive de desistir. Foi quando fui falar com a senhora secretária que me informou que quem tem consulta marcada não tem de tirar senha. Ahhh, já podiam ter avisado...
Isto eram 14h - fui mais cedo e tudo para o caso de algum problema. Descobri que afinal a minha consulta era às 15h15! Que desespero...
Entreti-me a ler e a ouvir a conversa dos outros pacientes :P estes pacientes eram já idosos e adoram refilar com tudo o que se passa à sua volta. E são muito atentos. Eu concordo com eles e até me ajudaram a descobrir que nos 45 minutos que já tinham passado a minha médica não tinha ninguém no consultório dela mas também não chamava ninguém.
Vá lá que só tinha uma pessoa à minha frente.
Quando foi a minha vez estive no consultório nem 10 minutos. A médica passou os exames e mandou-me voltar quando estivessem prontos. Agora basta esperar que marquem os exames, que me chamem para ir buscá-los e aguentar mais um mês até outra consulta.
O que vale é que não tenho nenhum problema assim urgente, senão, com este tempo todo de espera, quando chegasse a altura, já estava mais morta que viva.

2 comentários:

  1. É preciso ter muita paciência no nosso país... Os centros de saúde são dos piores sítios em relação a isso, estou solidária ctg :P
    AH, e mt obrigada pelos comentarios, e n queiras escrever como eu, pq cada pessoa tem uma forma de o fazer inconfundivel, e eu cá gosto muito de ler o que a menina escreve :)
    BJs

    ResponderEliminar
  2. Apesar do Centro de Saúde ser algo burocrático, não concordo contigo.
    Se a médica não atendeu ninguém durante algum tempo, concerteza que esteve ocupada com alguma tarefa, e não a "fazer tempo" ou a "bater uma soneca".
    Por outro lado, foste atendida rápidamente porque não tinhas sintomas de doença, era uma consulta de rotina que serviu essencialmente para a médica te passar análises para um diagnóstico correcto. Se houvesse uma urgência o acompanhamento seria logo outro, como já aconteceu comigo.
    De realçar também a simpatia e eficácia do pessoal administrativo, que apesar de escasso para o tipo de atendimento que faz ( idosos e muitos dos utentes com dificuldades em se expressarem), consegue sempre resolver as situações.

    ResponderEliminar