sexta-feira, 12 de março de 2010

Reportagem

Acabo de assistir na SIC a uma reportagem, de Pedro Coelho, sobre a tragédia na Madeira.
Um tema bastante forte para todos nós. Pensamos sempre que só acontece aos outros. Quando falamos de nós mesmos ou quando nos referimos ao nosso país. Até que chega o dia em que o imprevisivel nos bate à porta.
É impossível conseguir perceber o real sofrimento das pessoas que viram a lama entrar pela sua casa, que viram a água arrastar pessoas conhecidas ou que viram o vento a destruir tudo o que conheciam. É impossível sentir a verdadeira tristeza das pessoas que viram a vida virada do avesso em poucos minutos.
Pedro Coelho fez um trabalho fantástico com esta reportagem. Depois de tantas aulas a falar do sentimento que se deve transmitir numa reportagem e da necessidade das palavras serem poesia, hoje percebi verdadeiramente o porquê. Toda a voz off de Pedro Coelho era poesia. No meio da tragédia, as palavras eram bonitas. Não eram frases simples. O tema também não o era.
São reportagens destas que me fazem ter orgulho no nosso jornalismo. São reportagens destas que me fazem desejar ser jornalista. Que me dão vontade de trabalhar arduamente.
Mas há sempre aquele receio de não conseguir. De não ser suficientemente talentosa.

Mas isso só me dá vontade de trabalhar ainda mais :)

1 comentário:

  1. Todos temos talento. Não há é ninguém que nasça ensinado. É para isso que estamos a estudar. Claro que vais ser capaz :)

    ResponderEliminar