terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Avatar



No passado domingo fui ver o tão falado "Avatar". Confesso que me tinha fartado de refilar e que tinha dito imensas vezes que o filme não era nada de jeito e que o dinheiro gasto para o ver seria um desperdício.


Agora, confesso estar errada.


O filme encantou-me de uma tal maneira! Muito bom, sinceramente.


A história está baseada na conquista de um novo mundo - Pandora - e sobretudo nos interesses económicos das descobertas aí feitas. Esta história faz-nos lembrar a época dos Descobrimentos, quando Portugal e Espanha descobriram as Américas e as suas preciosidades e decidiram aniquilar as populações que já aí viviam de forma a ficarem com tudo para eles. Podemos também pensar nos tempos de hoje, onde anda tudo louco para dominar os países que produzem petróleo.


A história de "Avatar" passa-se num tempo já muito evoluído e em que é possível aos Humanos (os dominadores) transformarem-se nos seres que habitam Pandora. Assim dito parece mais uma pateta história de ficção cientifica. Mas não.


Já tinha ouvido criticas muito boas às imagens do filme e posso concordar completamente. As paisagens do planeta são bastante bonitas. Muitas flores, muito coloridas e extravagantes. O ambiente à noite é indescritível, é como se milhares de luzes negras iluminassem tudo e tudo brilha. Existem montanhas flutuantes, cascatas onde a água se transforma em vapor... existe um mundo de fantasia fantástico! A história de uma cultura, cheia de tradições, atitudes próprias e locais de culto.


E, claro, há uma bela história de amor :)

3 comentários:

  1. Não vi o filme, mas só por ser do James Cameron já me parece que deve ser muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou sincero: não gostei! Fui vê-lo com o meu irmão e ele adormeceu. Tem sim uns efeitos fantásticos mas o James Cameron, desde que fez o Titanic, o gajo ganha patrocínios para tudo. Mas a história de Avatar não é nada de original. É mais do mesmo...e soube-me a filme pipoca norte-americano. São opinões xD

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei principalmente porque é mais uma forma de mostrar que os países ditos desenvolvidos acham sempre que são os melhores e que são os detentores de toda a razão.
    Acho que este filme mostra que há outras opções. ;)

    ResponderEliminar