terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Precious

Nestes últimos tempos tenho ido muitas vezes ao cinema com os meus pais. São uns bons momentos em família.

E é precisamente isto que falta a Precious, uma rapariga de dezasseis anos que mora em Harlem.

Um filme muito forte, muito poderoso e com bastante carga emocional. A personagem principal não é uma mulher linda, alta e magra. Não é feliz. Não vive numa casa fantástica. Não tem dinheiro. Não tem estudos.
Tem uma família sem nenhuma base estrutural. Tem uma mãe horrível, que a rebaixa todos os dias e a toda a hora, que abusa dela - física e psicologicamente. Para nem falar do pai. Está grávida do segundo filho. Mas nunca teve um namorado. Nem amigos. Na escola, sofre com os constantes olhares dos colegas para a sua figura roliça. Sofre de discriminação. Nas aulas quem manda são os alunos, por isso é impossível aprender alguma coisa. Mal sabe ler. Mal sabe escrever.

Precious é expulsa da escola por estar grávida. Este é o acontecimento que vai mudar completamente a sua vida. Com o apoio da directora da escola, Precious é encaminhada para um centro de educação completamente diferente de tudo o que ela está habituada - "Each One, Teach One". Aqui, o método de ensino é novo - as alunas são obrigadas a passar as aulas a escrever. Uns temas dados pela professora,outros escolhidos por elas. E é assim que elas começam a ganhar percepção do que é a sua vida.
Precious tem a sorte de ter uma excelente professora, que se preocupa com ela, que a acarinha, que a ajuda e encoraja. Nada a que ela esteja habituada. As colegas de turma tornam-se suas amigas, o que também uma novidade.

O nascimento do segundo filho vai revolucionar a vida de Precious. A rapariga que é subjugada por todos vai crescer e impor-se. Vai, finalmente, viver.

"Precious" foi nomeado para três Globos de Ouro - "Melhor Filme Dramático", "Melhor Actriz Principal" e "Melhor Actriz Secundária" - e seis Óscares - "Melhor Actriz Principal", "Melhor Actriz Secundária", "Melhor Filme", entre outros que destacam a direcção, produção e o guião deste filme.
Destaco sem dúvida as actrizes deste filme. Não as conhecia mas achei que tiveram um desempenho fantástico - Gabourey Sidibe, Mo'Nique e Paula Patton. Também de destacar as participações de Mariah Carey e Lenny Kravitz. Ah, e este filme teve a ajuda de Oprah Winfrey na produção.

"Precious" é um filme baseado num romance de Sapphire. Apesar de não ser baseado numa história verídica, acredito que esta seja a história de muitas pessoas. Infelizmente, existem muitas pessoas por todo o Mundo que não podem contar com o apoio da própria família e que não sabem como fugir a tudo.
Felizmente, não é o meu caso. Acho cada vez mais que temos de valorizar o que temos e deixar de pensar no que não temos.

Deixo aqui o trailer para os curiosos :)



4 comentários:

  1. Pelo resumo que voce fez acho que esse filme deve ser muito bom.
    Tenho que ir ver esse filme!!



    PS: Estou a gostar muito do seu blog :D
    Ass:Cátia Costa

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com vontade de ver. Não tinha ouvido falar deste filme, sequer, mas a história chamou-m a atenção :)

    ResponderEliminar
  3. Excelente e oportuna critica.
    Sou seguidor do teu blogue!

    ResponderEliminar