domingo, 9 de maio de 2010

world press photo 2010

Hoje tive o prazer de ir até ao Museu da Electricidade, em Lisboa, ver a exposição do World Press Photo 2010.
Foi muito agradável ver o espaço cheio de gente.
Adorei a maioria das fotografias. Umas pela sua extrema beleza. Outras por conseguirem captar de forma fantástica determinados momentos. Com algumas fiquei chocada. Apeteceu-me fechar os olhos, ignorar aquela realidade. Com outras fiquei espantada: como é que o jornalista conseguiu apanhar aquele momento?
Foi sem dúvida uma tarde bastante inspiradora. Tive foi pena de não haver nem um jornalista português premiado. Tenho a certeza que temos um óptimo fotojornalismo -talvez não tenhamos trabalhado em temas tão fortes quanto aqueles que foram premiados.
Sinceramente, a fotografia que foi a mais falada nos meios de comunicação social (a que ganhou o prémio "World Press Photo of the Year", de Pietro Masturzo, e que mostrava o desagrado de algumas mulheres pelo resultado das eleições no Irão) não foi a que mais me chamou a atenção. Na minha opinião, havia outras tantas com um conteúdo bem mais forte - por exemplo, as fotografias de uma reportagem sobre os bombardeamentos na Faixa de Gaza, fotografias de soldados americanos, entre outras tantas.

Para quem tenha curiosidade, o World Press Photo vai continuar em Lisboa até ao dia 23 de Maio. A entrada é gratuita.
Para quem quiser dar um olhinho enquanto está por casa, pode sempre visitar o site: http://www.worldpressphoto.org/index.php?option=com_photogallery&task=blogsection&id=20&Itemid=257&bandwidth=high

3 comentários:

  1. Gostava de ir. A fotografia é sempre uma arte subjectiva, porque ninguém tem uma perspectiva igual sobre a mesma situação. Mes é claro que eu não sou uma entendida em fotojornalismo, por isso é sempre dificil avaliar quais as melhores fotografias tecnicamente. Quanto à sensibilidade sim, nem sempre concordo muito com as mais premiadas :)

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu também tecnicamente não posso falar muito. É mesmo a minha opinião quanto à mensagem que certas fotografias me transmitem :)

    ResponderEliminar
  3. Sofi, gostei bué do teu texto, deixou-me interessada e tive logo que ir espreitar o site. Se tivesse ai para Lisboa tava já lá batida para ir ver =D
    Maas assim tou aqui tão longe que é praticamente impossivel ...
    Bem mas gostei imenso !
    Continua assim <3

    Sofia

    ResponderEliminar